segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

10 dicas SÉRIAS para realmente se agregar valor aos estudos!


Sim! Agregar valor é ordem da vez, seja ao camarote, ao amor ou ao sei-lá mais o quê!
O importante é agregar!
Como então agregar valor aos estudos? Como proceder para que um dia, quando a tão sonhada aprovação vier, ao menos uma noite regada de luxos em comemoração ao sucesso da aprovação possa ser desfrutada?
Ao menos uma vez, uma mísera vez na vida, isso é plenamente merecido por quem busca nos livros o triunfo!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Vencendo a procrastinação nos estudos


Quantas vezes você adiou o que tinha para fazer? Saiba que isso não é apenas um problema seu. Os brasileiros levam a fama de deixar sempre para a última hora tarefas importantes. Aquele que deixou para fazer amanhã o que poderia ter feito hoje talvez não saiba que essa atitude tão comum tem um nome: procrastinação. E o significado é bem simples, a palavra vem do latim procrastinare, que significa “encaminhar para amanhã“.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

“Estou sem ânimo para enfrentar os estudos. Acho que vou desistir…”


A primeira reação quando se fala em desistir é dizer: “não desista NUNCA“!!
Mas isso é óbvio demais.
E é óbvio porque a primeira reação de quem se propõe a escrever um texto motivacional é exatamente tentar levantar a força moral de alguém desiludido, dar um empurrão no ego da pessoa para fazê-la seguir em frente.
“Você pode”, “você é capaz”, “acredite nos seus sonhos que tudo será possível”, “você é do tamanho dos seus sonhos”… essas são frases de efeito comuns no universo motivacional, usadas já ao limite do esgotamento.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Qual a melhor técnica de estudo? Saiba o que diz a ciência

Amigos, as vantagens de entrar no serviço público por concurso são muitas. Entre elas, posso citar os bons salários no início de carreira, os bons proventos na aposentadoria, a estabilidade no emprego, a regularidade das jornadas de trabalho, a possibilidade de admissão e ascensão profissional por mérito e a valorização da carreira no mercado de trabalho. Contudo, para vencer o desafio de passar em um concurso, três requisitos são fundamentais: muito estudo, muita disciplina e muita dedicação. Ao somar esses três fatores, o candidato já terá 50% de chances de aprovação. Para que ele complete com sucesso a preparação, precisa saber estudar, a fim de não desperdiçar esforços com técnicas que não produzam os melhores resultados.

A propósito, acabo de tomar conhecimento de um estudo, publicado em janeiro deste ano na revista científica Psychological science in the public interest, que avaliou dez técnicas comuns de aprendizagem para classificar as mais eficientes. O resultado traz algumas surpresas. Práticas bastante populares no Brasil, como resumir, grifar, utilizar mnemônicos, visualizar imagens para apreensão de textos e reler conteúdos foram classificadas como as de menor utilidade. Três práticas foram elencadas como de utilidade moderada: interrogação elaborativa, autoexplicação e estudo intercalado. Finalmente, as duas que obtiveram o mais alto grau de utilidade na aprendizagem foram as técnicas de teste prático e de prática distribuída.