Só
Deus sabe o tamanho da frustração de não passar no Exame de Ordem,
afora o fato de saber o quanto é complicado passar meses, anos,
estudando para concursos antes de começar a ser aprovado e SE conseguir ser aprovado.
Resiliência,
a capacidade de suportar frustrações, é um elemento fundamental neste
processo, em especial porque, em regra, o sucesso não vem quando
queremos.
Como
então suportar o processo de preparação nos estudos sem se frustrar
enquanto os objetivos não são alcançados? Vamos meditar um pouco sobre
isso.
O estudo guarda vínculos muito estreitos com dois elementos básicos: o tempo e as expectativas.
O tempo é fluído. Sua passagem afeta as expectativas, as metas.
Uma verdade: quanto MAIS distante estiver um objetivo, MENOS esforço empregamos para atingi-lo.
Um
exemplo: seu emocional faltando 4 meses para a prova e seu emocional
faltando apenas 1 semana para a mesma prova. Responda: em qual dos dois
lapsos temporais vocês ficariam mais ansiosos e preocupados com a prova?
Há! Fácil de responder!
E em qual lapso temporal vocês se empenhariam mais nos estudos?
Mais fácil ainda de responder.
Essa
é uma percepção interessante: quando estamos próximo de uma data
limite, nosso foco, cada vez mais, se volta para o objetivo. Quanto mais
distante, a mente fica mais relaxada e o esforço, o empenho, são muito
menores, pois o tempo elastecido diminuí a pressão.
Vou
além! Ainda refletindo sobre as colocações acima, em que lapso temporal
o empenho e a concentração são maiores? Fácil de responder também, não
é?
Curiosamente, quando a pressão é grande, ou seja, quando o tempo para uma prova está acabando, nós nos tornamos estudantes BEM melhores.
Já perceberam isso?
Ao
menos nos quesitos vontade de estudar e entrega, o desempenho cresce
vertiginosamente. É uma prova de que com uma postura mental adequada,
esse estado de espírito pode ser desenvolvido por qualquer pessoa.
A
entrega, a força de vontade, o estudo constante e a disciplina não são
virtudes de poucos eleitos. Todos podem, em projetos de estudo de longo
prazo, ter um desempenho nos estudos parecidos ao dos pequenos lapsos de
tempo para uma determinada prova qualquer.
Um
projeto para passar na OAB, por exemplo, em que o candidato tem seis
meses para estudar mas quer uma postura de estudo como se só tivesse uma
semana antes da prova.
Uau! Seria fantástico!!
Como conseguir isso?
Vamos criar aqui uma situação abstrata e trabalhar sobre ela.
A data da nossa hipotética prova será no dia 18 de novembro.
Respondam:
qual o estado mental de quem vai começar a se preparar agora para esta
prova? Certamente a pessoa pode começar a estudar desde agora, e o fará
sem sentir grandes pressões.
Este é o ponto!! PRESSÃO!
O estudante tem de gerar um ambiente de pressão para poder incrementar seu desempenho.
Observem
que a meta, a prova, está 6 meses no futuro. Ela não vai pressionar o
candidato da mesma forma como se o estudante estivesse apenas há uma
semana da prova.
A
solução para criar mais pressão está em fracionar a meta final (a
prova) em várias pequenas metas, vários pequenos objetivos, todos de
apenas uma semana.
A cada semana você terá de cumprir com o planejado, e apressão por fazê-lo iria exigir mais de você como estudante.
Fácil, não é? Escrevendo assim até parece ser fácil, mas não é…
E não é por um simples motivo: a natureza da pressão é distinta.
Uma
coisa é uma meta auto imposta. Uma meta semanal é uma meta porque vocês
assim o querem. A prova de verdade, gostem ou não, queiram ou não, não
depende da vontade, será aplicada de qualquer jeito, e ela é o seu real
objetivo.
Compreender
esta distinção é um ponto importante no planejamento: a pressão auto
imposta é mais fraca do que a pressão real. E, sendo mais fraca, é mais
fácil de ser quebrada, de ser desrespeitada pelo estudante.
E quebrar as metas, deixar o tempo passar e não cumprir o cronograma podem gerar a frustração.
Mais
um problema a ser superado. Como fazer com que a pressão em atingir a
meta seja forte o suficiente para você poder cumprir com o planejado?
Gerar mais pressão ainda?
Acho que não resolveria…
Não
tenho aqui uma fórmula pronta, acabada, para responder essa pergunta.
No fundo trata-se mais de uma questão de força de vontade pura e
simples. Depende exclusivamente do estudante ser DISCIPLINADO e COMPROMETIDO com seus objetivos.
Mas é possível inventar algo. Que tal um sistema de pequenas gratificações pessoais para cada objetivo alcançado?
Um
cineminha, uma balada, uma mini-viagem, uns beijos na boca, uma noite
agarradinho com o amado (a recompensa pode ser combinada com um namorado
ou namorada, por exemplo), um bom vinho ou um auto-elogio para cada
semana de estudos vencida satisfatoriamente.
Enfim,
algo trivial mas prazeroso que possa servir de pequeno estímulo para
uma pequena semana de estudos, algo que motive, algo que funcione como
pressão para que um pequeno resultado seja alcançado.
Fica
sempre a metáfora: a escada é feita por degraus, e cada degrau vencido
soma-se aos demais para conduzi-los ao fim da escada. Cada pequena
vitória no planejamento levará até a vitória final no dia da prova.
Tudo
isso, na verdade, serve para motivar visando um processo sabidamente
longo e potencialmente enfadonho em seu começo. E tudo tem um começo.
Um
planejamento de longo prazo, delimitação clara de disciplinas,
estruturação de metas semanais e um sistema próprio de pequenas
recompensas para se desenvolver uma pressão para se atingir pequenos
resultados me parece ser uma combinação bastante eficiente de elementos
que ajudarão na preparação para a prova da OAB ou para qualquer outro
concurso.
E planejar isso tudo e botar em prática não exige nenhum grande esforço.
Esse é o ponto: um pequeno esforço semanal, pequenas recompensas, um pouco de pressão e, ao fim, um grande resultado.
Hora de fazer os planos virarem realidade!
Fonte: Blog Exame de Ordem
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